sábado, 3 de setembro de 2011

um amor para recordar



Escolhi para hoje o filme Um amor para recordar (A walk to remember). O longa lançado em 2002 pelo Warner Bros é um romance que emociona pessoas de todas as idades. Adivinhem como o conheci? Sim, uma amiga me disse: “Esse é o filme mais lindo do mundo, assisti cem vezes e chorei todas elas”. O filme virou febre entre os adolescentes; ele representa para nossa geração o que Ghost representa para a geração das nossas mães.No filme, Landon é um jovem sem metas na vida, sem fé, um verdadeiro marginal. Ao fazer uma brincadeira de mau gosto com um colega, teve a punição de participar do grupo de teatro. Lá conhece Jamie Sullivan, uma garota certinha, por quem se apaixona e então larga sua vidinha “suja”. O cara só não contava com uma coisa, Jamie tinha leucemia; Landon então, tem pouco tempo com seu amor e uma lista enorme com os sonhos da jovem a serem realizados.
Da ficção a realidade. O tema que escolhi para esse filme, aliás o tema desse filme, é a fé. Você acredita em alguma coisa que nunca viu? Dizem que a fé move montanhas, e é a mais pura realidade. Esse sentimento é o responsável pela nossa vontade de viver, é ele quem nos impulsiona, nos faz ter uma meta na vida.
Através da sua fé, Jamie mostra um novo mundo a Landon. Mas do que algumas frases montadas, ela ensina que devemos acreditar em nós mesmos, devemos ter sonhos e traçar uma meta para nossas vidas. “A fé é como o vento, a gente não pode ver mas pode sentir”.
Como pode ver lugares assim, ter momentos assim e não ter fé?

É bom lembrar que fé não é escolha. Você se lembra de quando acreditava em Papai Noel? Quando e por que deixou de acreditar? Todos os adultos riem quando se fala em acreditar em Papai Noel, mas ninguém nunca provou que ele não existe, é como acreditar em Deus. Mas mesmo não tendo prova de nada a gente para de acreditar no velhinho. Perder a fé é tão triste, é como perder o chão. Existem pessoas que perderam a fé em alguma coisa, e por mais que elas queiram acreditar novamente elas não conseguem.
Enfim, Jamie dá sentido a vida de Landon levando para ele a fé. Ele por sua vez realiza todos os sonhos da moça. Ajudar pessoas que não curto; Estar em dois lugares ao mesmo tempo; fazer uma tatuagem... Por fim ele realiza o primeiro sonho da lista, casar na igreja em que seus pais se casaram. O final? Só pode ser narrado pelo nosso milagre...

Jamie e eu tivemos um verão perfeito juntos, com mais amor do que algumas pessoas tem numa vida inteira. E então ela partiu, com sua fé inabalável


 
A Jamie salvou a minha vida. Ela me ensinou tudo, sobre a vida, esperança e a longa jornada a diante, sempre sentirei sua falta. Mas nosso amor é como o vento. Não posso ver, mais posso sentir.
As pessoas podem mudar; milagres podem acontecer. O que é preciso? ACREDITAR
Repare a sua volta, nem sempre se vê mágicas no absurdo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário